28 de agosto de 2009

SIM é Você!

Eu não preciso que me digam o que fazer
Mas ainda preciso do seu calor
Eu não preciso que me salvem, do meu mundo aterrador
Mas eu preciso que você entenda

Que você entenda,
que tudo o que eu já passei é o bastante
O bastante pr'a eu saber o que quero
E o que quero, é não ter que te amar

Não te amar, e não sentir nada
E sentir nada é bom
Tão bom como viver desconexamente
e ler entrelinhas

E as entrelinhas me dizem:
Não vale apena
Nunca vale.
Isso eu já aprendi.

E tudo o que aprendi se reduz a pó , quando lembro
do que eu já sofri, pra saber o que sei hoje.

Escrevo da maneira mais simples
Pra que você entenda
Que não te quero
O que quero, é a certeza
ou a incerteza

Tudo é relativo.
E agora o que você me diz?

Vai fugir como mais uma vez?
Pois eu digo:
Não vou fugir
Vou ficar bem aqui, neste exato lugar
Sem medo de me perder.

Eu sei muito bem o que eu quero.
E o que eu não quero já esta gravado com mais força ainda dentro de mim
E eu não te quero
Não te quero pela metade.

Quando você crescer o suficiente pra entender
Me procure
Talvez eu ainda esteja aqui
Talvez não.

Não me procure em pontos de ônibus
Não utilize momentos bons PASSADOS
pra me conquistar
Não tente me REconquistar
Você vai falhar

Não te quero.
Quero viver misantropamente feliz.
Eu quero alguém que leia Dostoiévski.
Flaubert.Proust.
Que entenda Clarice
e que clariceie comigo.

Você já sabe que não é capaz
então não disperdice seu tempo
Meu tempo.

Eu quero alguém que leia Dostoiévski.
Eu quero alguém que você não é.
Eu quero alguém que ainda não conheci.
Eu quero e tem mais eu venho.

Mas eu quero mais aquilo que não posso comprar
Nem é você que eu espero,
já te falei.
Cuidado comigo :um dia encontro.


'Aquele um vai entrar um dia talvez por essa mesma porta, sem avisar. Diferente dessa gente toda vestida de preto, com cabelo arrepiadinho. Se quiser eu piro, e imagino ele de capa de gabardine, chapéu molhado, barba de dois dias, cigarro no canto da boca, bem noir. Mas isso é filme, ele não. Ele é de um jeito que ainda não sei, porque nem vi. Vai olhar direto para mim. Ele vai sentar na minha mesa, me olhar no olho, pegar na minha mão, encostar seu joelho quente na minha coxa fria e dizer: vem comigo. É por ele que eu venho aqui, boy, quase toda noite. Não por você, por outros ecmo você. Pra ele, me guardo. Ria de mim, mas estou aqui parada, bêbada, pateta e ridícula, só porque no meio desse lixo todo procuro o verdadeiro amor. Cuidado, comigo: um dia encontro."
Dama da Noite - Caio Fernando Abreu.


Nenhum comentário: