23 de julho de 2009

Tamiflu do Ceará ao rio Grande do Sul.


Tá eu ia escrever sobre a derrota do Palmeiras para o Goiais ontem a noite, e ratificar com sofreguidão que eu prefiro o Jorginho ao Muricy Ramalho.Mas como diria Galvão Bueno:" Mas que lambança meninão!".Tá!Mas tarde, sem dúvida eu falo sobre penaltes inexistentes e gols impedidos... =*

Também ia falar sobre politica.Sobre netas, bisnetas, namorados, cunhados, esposas, concubinas e biografias.Denúncias ao Conselho de Ética.Mas deixo essa dificil missão para os mais corajosos.

Então o que me resta é expressar a minha humilde opinião de cidadã brasileira, sobre:

Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde de Sp, Uruguaiana, e o Estado do Ceará = Tamiflu

Taí o que todos tem em comum hoje.O tal do Tamiflu.
O medicamento utilizado pela OMS (Organização Mundial de Sáude), para o tratamento da Nova Gripe, H1n1, ou Gripe A.
Em decisão conjunta com o Ministério da Saúde o Laboratório Roche, só libera Tamiflu para o Ministério, para que esse faça a correta dstribuição do medicamento somente para os Hospitais de Referencia.

No ano de 2005 sob forte ameaça de uma epidemia de Gripe Aviário o Ministério da Saúde fez uma compra de 9 milhões de tratamento em pó do Tamiflu.Essse medicamento já está sendo encapsulado em farmaguinhos pela Fundação Oswaldo Cruz - Rio.
Este ano com esse novo vírus já em fase de pandemia, o Ministério fez uma nova compra de 800 mil tratamento já em comprimidos que já em setembro devem estar no Brasil.

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em entrevista ao Jornal Bom Dia Brasil da Tv Globo afirmou que os tratamentos armazenados pelo Ministério é suficiente até mesmo para todos os brasileiros caso haja necessidade.
Já no jornal SPTV o Secretário da Saúde do Estado de Sp reiterou que somente os Hospitais de Referncia recebem o medicamento e que a medida foi tomada acertadamente pelo Ministério para que não haja uma corrida por parte doa brasileiros ás farmácias.

O uso desenfreado do Tamiflu, além de prejudicar a saúde do paciente com suspeita de Gripe A, também pode ser um fator negativo para a nova vacina que ainda está sendo testada na Austrália, e que só em 2010 chega ao Brasil.

Já em Uruguaiana RS o caso é bem diferente do restante do país,o médico Cláudio Crespo que atende cerca de 100 pacientes com suspeita da Nova gripe na Santa Casa de Uruguaiana (onde foram registrados 3 dos óbtos que ocorreram no RS), afirma que o estoque do medicamento Tamiflu não é suficiente para a demanda da cidade.

Segue abaixo parte da entrevista do pneumologista Cláudio Crespo, ao site Veja.Com:

Como está a situação na Santa Casa de Uruguaiana? Nosso pronto-socorro está lotado de gente aguardando leitos. Tem gente com gripe e diversas doenças que podem ter sido provocadas pela gripe, como sinusite, bronquite, pneumonia e crises de asma. Estamos vivendo dois surtos concomitantes: um de gripe comum e outro da nova gripe. Só não há como saber quais pessoas estão com a gripe suína.

Por quê? O resultado dos testes demora muito a sair? Só conseguimos fazer esses testes nos casos graves. Se temos demora nesses laudos mesmo em casos graves, imagine se tivéssemos que fazer os testes em todo mundo que está doente. Seria totalmente inviável. Há casos de pessoas que já receberam alta e que estão bem em casa. Mas até hoje eu não sei qual foi o tipo de gripe que causou aquele quadro.

Há recursos para atender toda a demanda? O prefeito foi até a capital (Porto Alegre) para pleitear novos aparelhos para a nossa UTI, verba para colocar mais pessoal da área e medicamentos. Ele vai tentar trazer mais Tamiflu (antigripal que combate a gripe suína), porque recebemos poucas doses, cerca de 100. Atualmente, temos entre 4.000 e 5.000 pessoas com gripe na cidade. Não há como dizer de qual gripe sofrem.

Quais pacientes estão recebendo o Tamiflu? Pela orientação que tivemos e pela quantidade de doses que recebemos, temos que ser criteriosos no uso e dar prioridade para os casos mais graves. Mas aí há um contra-senso: os casos mais delicados chegam fora da época de uso do Tamiflu. O remédio só funciona no prazo de até 48 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas. Nos casos que evoluíram para óbito (grávida de 36 anos; menina de 5 e caminhoneiro de 35), as pessoas já chegaram ao hospital após o prazo de administração do antiviral.

O senhor acredita que mais mortes podem acontecer nos próximos dias? Acredito que sim. E o inverno é longo aqui, tem mais um mês e meio de frio, pelo menos.

Na sua opinião, é possível evitar mais mortes? O ideal seria ter Tamiflu para ministrar em todos os pacientes, e não somente nos casos mais graves. Acho que o problema é que não há Tamiflu no Brasil todo. É preciso comprar mais doses para que possamos usar em uma escala maior. Isso poderia reduzir o número de vítimas fatai


Entrevista completa: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/ideal-seria-tamiflu-todos-diz-medico-485644.shtml


Já o Estado do Ceará é o único estado brasileiro em que o medicamento Tamiflu é encontrado livremente á venda nas farmácias.

E o resultado segundo o infectologista Anastácio Queiroz já é desastroso.

"Este é um momento muito inadequado para se vender um medicamento desta natureza sem prescrição medica. Ele realmente deve ser recolhido. O ideal é que o Estado tenha um controle sobre esse medicamento (...)"


Vemos assim que a diversidade predomina até mesmo nas pandemias, epidemias, biografias, e etc...

Nenhum comentário: